O tomate é provavelmente um dos maiores reis da culinária. Não fosse ele um dos produtos com mais benefícios nutricionais. A verdade é que sendo este um produto tão versátil, não é difícil introduzi-lo na nossa alimentação. Seja em saladas ou molhos, tudo são boas formas de incluir este produto na nossa alimentação.
Posto isto, sabia que o tomate está entre os alimentos mais importantes e mais consumidos no mundo? É verdade. Devido ao sabor que adiciona a qualquer receita assim como à riqueza nutricional a ele adicionada. Porém, a forma como consumimos pode influenciar na forma como aproveitamos os seus benefícios.
Como consumir o tomate?
Se está em dieta, este é sem dúvida um produto que deve ser contemplado na sua alimentação. É baixo em calorias e a gordura é quase inexistente.
- Molho de tomate (caseiro) – com cebola e alho
Esta é a altura de colocar mão à obra! Nós sabemos que é sempre mais simples comprar o molho de tomate nas superfícies comerciais). Mas prometemos que é bem simples de fazer em casa. Para além da vantagem de conseguir deixar este ao seu gosto, ainda pode apostar em produtos naturais. E com isto queremos dizer, sem o uso de conservantes.
O molho de tomate tem ainda muitas vantagens devido à sua versatilidade. Onde usar este molho nos seus cozinhados, isso deixamos ao seu critério. Mas apostar em pratos como massa e preparações com frango e carne garantimos que é uma excelente opção.
Para fazer um molho caseiro, vai então precisar dos seguintes ingredientes:
- 1kg de tomate (bem maduro);
- 1 cebola grande;
- 6 – 8 dentes de alho;
- Orégãos;
- Sal e pimenta q.b;
- Azeite q.b;
- 1 pacote de açucar;
Modo de preparação:
- O primeiro passo é pelar o tomate. De seguida tire grainhas e corte-o em pedaços muito pequenos. Reserve.
- Descasque a cebola e os alhos e pique-os de seguida.
- Pegue num tacho e junte o tomate e a cebola e o alho picado. Ao tacho, adicione um pouco de sal, pimenta, orégãos e o pacote de açúcar. Deixe cozinhar durante cerca de 30min.
- Após os 30min, passe todo o preparado com a varinha mágica.
- Coloque o preparado em frascos de vidro, previamente bem lavados. Encha-os até ao cimo e feche-os de seguida.
- Passo importante: Leve os frascos a criar vácuo. Para isso numa panela com água a ferver, a água tem de cobrir os frascos, e levar ao lume para ferver por 1/2 hora tapado.
- Após terminado este processo deixe arrefecer dentro de água e guarde de seguida.
Contudo, os últimos 3 passos são completamente opcionais. Caso queira pode simplesmente realizar o preparado apenas na quantidade que pretende para a refeição que está a confecionar.
- Tomate seco
Ainda não provou? Garantimos-lhe que não sabe o que está a perder! Esta é uma forma bastante agradável de comer mais tomate. Este alimento, após confecionado pode ser adicionado aos seus pratos. Podendo adicionar uma textura perfeita e claro: nutrientes.
Para confecionar este alimento, apenas precisa de:
- 1 kg de tomate – se desejar pode fazer menos quantidade;
- Ervas aromáticas q.b;
- Sal q.b;
Modo de preparação:
- Comece por pré-aquecer o forno a 95º graus;
- Lave o tomate e corte-o ao meio (no sentido do seu comprimento);
- De seguida, retire todas as sementes que se encontram no interior do tomate, nas duas metades;
- Coloque-os num tabuleiro para ir ao forno. Não se esqueça que o tabuleiro deve ser forrado com papel manteiga. E os tomates devem ser colocados virados para cima;
- Polvilhe com ervas e sal a gosto.
- Tenha em mente que é um processo bastante moroso. Leve ao forno durante cerca de 6 a 7 horas até que fique com um aspeto seco. Tenha cuidado para não queimar!
Dica: Opte por usar tomate mais pequeno. Uma vez que quanto maior for este fruto, mais demorado será o processo. Outra boa dica para poupar energia, é utilizar tomates de tamanho semelhantes e fazer dois tabuleiros em simultâneo.
- Sumo de tomate natural e maçã
Esta é provavelmente uma das formas menos usual de ingerir tomate, uma vez que nem todos são adeptos desta bebida. Contudo, esta é uma ótima oportunidade para experimentar caso esta receita seja uma novidade para si. O sumo de tomate é conhecido pela sua enorme quantidade de vitaminas e nutrientes. Sendo eles ótimos aliados na sua saúde.
Para esta receita apenas vai necessitar de 4 ingredientes e é uma das muitas que pode realizar:
- 2 tomates;
- 1 maçã;
- 1 litro de água;
- Açúcar (a gosto);
Modo de preparação:
- Comece por cortar a maçã em 4 partes e retire todas as sementes;
- De seguida corte também os tomates em pedaços;
- Recorra a um liquidificador e nele coloque os tomates e maçãs previamente cortados. Adicione a água.
- Bata bem até que que todos os ingredientes fiquem bem triturados.
- Caso queira, adicione um pouco de açúcar. Isto irá ajudar a reduzir a acidez da bebida.
Fácil não é? Esta é então uma ótima alternativa ao sumo de tomate natural que é conhecido. Consumido na primavera bem fresco é uma ótima opção. Caso pretenda, pode ainda adicionar umas pedras de gelo.
Ficou convencido?
Estas são apenas três formas interessantes que tem para consumir este produto. A esta lista pode ainda adicionar os refogados. As saladas ou os tradicionais molhos que todos conhecidos e aos quais o tomate dá um gosto especial.
É por saber todas as potencialidades deste fruto que este grupo operacional se foca obtenção de um produto de qualidade. Recorrendo à utilização de vários instrumentos para apoiar na decisão de quando e como intervir para combater as pragas.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!